Assembleia de Deus em Pernambuco



As primeiras reuniões do chamado Movimento Pentecostal em Pernambuco ocorreram em 1916. Na ocasião, o irmão Adriano Nobre, enviado pelo Missionário Gunnar Vingren, do Belém do Pará, começou a celebrar cultos nas casas de evangélicos que se interessavam nas revelações dos dons espirituais e pelo Batismo com o Espírito Santo. Em uma dessas reuniões, ele conheceu um casal temente a Deus, João e Felipa Ribeiro. A partir de então, os cultos da denominada “Missão da Fé Apostólica”, ficaram fixos na residência dos irmãos.



A Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Estado de Pernambuco, foi fundada através do Missionário Joel Carlson e sua esposa, Signe Carlson. O jovem missionário chegou em terras pernambucanas em 20 de outubro de 1918, depois que esteve no Pará, por algum tempo, aprendendo a língua portuguesa. Joel e Signe Carlson deixaram o conforto da Suécia por fazer a obra de Deus no Recife. Inicialmente, moraram em uma casa de barracão, junto ao manguezal do rio Capibaribe, área com a presença constante de insetos e roedores.
Além da expansão do Evangelho em toda região, a assistência social já era prioridade da Igreja, com a instalação de um orfanato.
Um pequeno grupo, porém fiel, começou a se reunir no santuário. Pouco tempo depois, o Missionário instalou a sede da Igreja, em um antigo depósito de sal. Com a expansão do Evangelho no Recife, também aumentaram as perseguições e a maldade dos incrédulos. No Largo da Paz, em Afogados, por exemplo, era realizado um culto ao ar livre, reunindo uns 7 crentes, e ali foi pregado o Evangelho da Salvação sob vaias, ameaças e arremesso de ovos e tomates estragados.
                                                              
Grande número de novos convertidos eram batizados. Certo dia, em uma praia, quando diversas pessoas assistiam ao batismo, ocorreu uma cena inusitada: ajoelhada na areia, a esposa do Missionário Joel Carlson, Signe Carlson, levantou as mãos e orou dizendo: “Graças de te dou, Senhor! Reconheço, agora, que Tu me enviaste para este lugar”! Louvado seja o teu nome!” Estas expressões foram proferidas em virtude de uma visão vinda da parte de Deus àquela Missionária, quando ela orava estando, ainda, na Suécia. Na oração, ela vira uma praia desconhecida; muito diferente do panorama litorâneo da Europa, onde se via uma multidão formada de pessoas de várias origens e diferentes aspectos. Sobreposta à multidão, pairava uma faixa ostentando o nome Brasil.

         O Missionário Joel Carlson ora trabalhava em Recife, ora se transportava para os Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, onde realizou importantes trabalhos, quer nas capitais, quer no interior. Abriu trabalhos nas cidades de Escada, Palmares, Ribeirão, Serinhaém, Garanhuns e outras localidades pernambucanas.
0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se acostume com a felicidade,
seja inteiro e não pela metade!

© Confissões por Eva Lais - 2014. Todos os direitos reservados | Design by: Colorize | Tecnologia do Blogger.